Descarte responsável de lanternas LED: guia sustentável

Caminhoneiros que viajam por todo o Brasil como você já estão acostumados a condições climáticas muito diferentes entre as regiões do país. Nossas dimensões continentais, por exemplo, abrigam diversos biomas e ecossistemas, com características de flora e fauna bem específicas.

Nos últimos anos, a questão ambiental ganhou protagonismo na pauta dos assuntos globais. Segundo especialistas e estudiosos do tema, vivemos uma emergência climática sem precedentes, o que exige ações articuladas entre governos nacionais, estaduais e locais, além do apoio da sociedade civil.

Para além das diferenças regionais, você já deve ter percebido certas mudanças ambientais em curso. Fortes ondas de calor, frios extremos fora de época, vendavais, secas históricas e chuvas torrenciais. Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais sentidos no presente.

Referência quando o assunto é qualidade, durabilidade e pioneirismo em componentes automotivos, a Gauer também leva o assunto da sustentabilidade a sério. Por isso, montamos este guia completo, com dicas para o descarte responsável das lanternas LED do seu caminhão.

 

Lanternas resistentes

A fama de resistência e confiabilidade das lanternas da Gauer atravessa o país há décadas. Nossos produtos de LED têm ciclo de vida longo e alta durabilidade, isso reduz a necessidade de trocas regulares nos caminhões e, consequentemente, diminui o volume de lixo.

 

Consulte as regulamentações locais

Algumas cidades e regiões proíbem o descarte de certos materiais em lixo convencional, devido à presença de material potencialmente tóxico. Ao mesmo tempo, costumam indicar o caminho para sua destinação correta.

 

Pontos de coleta e/ou reciclagem

Verifique se existem instalações em seu município dedicadas a coletar e reciclar resíduos eletrônicos ou itens do tipo. Esses locais podem ser públicos, normalmente associados a prefeituras e secretarias do meio ambiente, e privados, inclusive no regime cooperativista.

 

Desmontagem consciente

Dependendo do contexto onde você está, como em localidades sem estrutura para o recebimento de lanternas LED danificadas, é fundamental separar as partes recicláveis de outros itens, como pilhas ou baterias. Consulte o manual Gauer para a desmontagem segura e eficaz de seus componentes automotivos.

 

Evite o descarte irregular

Além de correr o risco de sanções ou multas, ao descartar as lanternas LED em locais inadequados, você impacta negativamente o meio ambiente. Uma pequena ação que pode ter um resultado desastroso, ajudando a elevar a frequência de eventos extremos, como inundações ou estiagens severas.

 

Adotar práticas verdadeiramente sustentáveis é responsabilidade coletiva de todos nós. Seja nas revendas, nas estradas ou em casa, a consciência ambiental precisa fazer parte de nossa experiência cotidiana. Na hora de substituir os componentes automotivos do seu caminhão, não é diferente.

Nós, da Gauer, somos pioneiros também em sustentabilidade. Somos os primeiros fabricantes no Brasil a entregar lanternas automotivas de LED numa exclusiva maleta personalizada em plástico super-resistente. Uma embalagem reutilizável, que facilita a armazenagem por empilhamento e protege as lanternas LED de impactos e avarias nas estradas.

 

Na hora de escolher suas próximas lanternas, vá de Gauer: 30 anos de excelência e inovação em componentes automotivos. Para os caminhoneiros, somos uma companheira fiel. Já para os revendedores e distribuidores, somos parceiros que entregam tecnologia de ponta com liquidez. Confira nosso catálogo completo aqui.

 

Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos agora mesmo. Acompanhe a Gauer também em nossas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook.

Voltar
Compartilhe: